Quem é Ana Rieger

Minha foto
Santo André, SP, Brazil
Uma advogada apaixonada por decoração com o coração no nordeste e os dois pés no mundo! Mãe e esposa, ambas apaixonadas! Amante de decoração, fotografia, tecnologia, viagens, moda, culinária, aromas, voluntariado, textos, afetos, temperos e Gente de Luz!!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Mais uma contribuição aos aspirantes ao cargo de Escrevente TJ/SP! Diário de Bordo, página 2!!

Olá Guerreiros!! Firmes e fortes nos estudos? Não ouvi direito: Simmm ou Nãooo? SIM! YES! FOREVER!
Bom, como vocês puderam ler no post anterior, em 18/08/2014 entrei em exercício como Escrevente no TJ/SP e desde então venho recebendo muita informação! Muita mesmoooo! Já deu pra entender porque demorei um pouco para finalizar este post, né??
Chega de blá,blá,blá e vamos LÁ!!
DIA 18/08/2014: Acordei cedinho (feliz da vida!!), peguei o trem em Santo André, fiz baldeação no metrô, sentido à Escola de Magistratura, na Consolação e ao tão sonhado cargo público! :)
Chegando lá tive que aguardar um tempinho e depois fui atendida. Assinei diversos papéis, entre eles, um termo de responsabilidade e de sigilo sobre as informações processuais que eu, a partir daquele momento, teria acesso em razão do exercício. Nesse momento também recebi minha carteirinha funcional, a tão batalhada "verdinha"! Assinei e a servidora que me atendeu plastificou na hora, venho pra mim quentinha a danada!! Hehehe!
Feito isso, fui orientada sobre a abertura de conta numa agência do Banco do Brasil, preferencialmente na agência do prédio onde eu iria trabalhar. Pelo que elas informam, todos os prédios do Judiciário Paulista têm uma agencia! Alguns de vocês devem estar se perguntando: "Mas eu já tenho uma conta no BB, precisarei abrir outra?" Ao que tudo indica, simmmm!!! Essa é a orientação que você receberá no dia da sua entrada em exercício! Ahhh...também recebi orientação sobre o plano de saúde do servidor, onde é possível agregar os PAIS!! Não sei se o plano é bom, ainda não usei, mas no geral, na hora de uma emergência, deve ser melhor que o SUS!! Assim espero! Ainda não agreguei meus pais porque tenho que apresentar meu holerite e ainda não tenho um, por enquanto!!
Por falar em holerite, no próximo post tentarei abordar a questão que sempre falam de que o TJ demora dois/três meses para depositar o primeiro salário...o pagamento é todo quarto dia útil, teoricamente, eu deveria ter recebido uma parcial dos dias trabalhados, mas não recebi nada ainda. Acredito que porque tenha demorado para fornecer meus dados bancários ao RH, visto que eu tinha uma conta numa agência do BB em Alagoas, e tive que aguardar um tempo para eles enviarem meu cadastro para a nova agência. Enfim, tem todo um processo que pode realmente atrasar seu primeiro pagamento, tudo vai depender da sua agilidade na hora de apresentar o que eles pedem, que são, além dos dados bancários, o seu Imposto de Renda digitalizado, que deve ser enviado para o sistema interno do TJ pelo próprio escrevente.
Depois de todas as orientações fui liberada para almoçar e depois me dirigir ao meu posto de trabalho: JUIZADO CÍVEL CENTRAL I, na Vergueiro.
Chegando lá me apresentei como nova servidora na recepção, pediram meu comprovante de posse e me orientaram a ir até o 4º andar. Chegando lá fui apresentada ao Escrivão da 1ª Vara (meu chefe), muito gente boa,da paz e do bem!! Aliás, uma coisa que me deixou bastante tranquila lá, é que todos foram muito solícitos, prestativos e extremamente simpáticos e educados! No geral, salvo algumas raríssimas exceções, vocês perceberão isso!! A energia é muito boa e limpa!
Bom, primeiro dia é só troca de ideia. Conversei bastante, recebi muitas orientações, o escrivão fez um apanhadão geral do trabalho e me apresentou para o restante da turma! O Cartório da 1ª vara é bem espaçoso, com muitos computadores, inclusive cada escrevente trabalha com dois monitores para ser mais ágil! Todas as máquinas e o mobiliário em geral, em estado de novo! Tudo muito limpo e organizado, pelo menos lá!!
Mas a grande SURPRESA ainda estava por vir.
Fui informada que, na verdade, meu posto de trabalho será no ANEXO PUC!!!
O que aconteceu é que o TJ mantém uma espécie de convênio com Universidades de Direito, então o juizado tem essas espécies de "braços" que vão mais perto da sociedade. A ideia é de que o judiciário seja sempre o mais acessível possível. Mas até estar pronta para ir pro anexo, ficarei por volta de dois meses (01 mês já se foi!!) no juizado central em treinamento. No próximo post aprofundarei um pouco sobre o trabalho em si, mas já posso adiantar que tudo que você estudar para o concurso usará no seu cotidiano, especialmente no que diz respeito às Normas da Corregedoria e aos prazos processuais!! Pra terminar, posso dizer que um dos meus grandes receios era de me arrepender..sei lá..de sentir saudades de advogar ou descobrir que o "negócio não era minha praia", mas posso garantir que estou adorando!!!
Continuem estudando, vale a pena SIM!!! ABRAÇOS!

5 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu post, embora pequeno, rs.
Boa sorte e que Deus ilumine sua nova caminhada. Divulgue nos grupos do Face seu relato, principalmente nos grupos do TJ SP, vai animar muita gente. Obrigada. Abs

Anônimo disse...

Que apostila você sugere para estudo?

Unknown disse...

Meus parabéns pela posse!
Bom, eu estarei participando do concurso desde ano para TJSP, e vou começar minha jornada de estudos e decorebas.
Quando foi que vc havia prestado seu concurso?
Os exames vc fez na rede publica ou particular?
E quando ligaram pra vc, vc estava no banheiro? kkkk
Bom felicidades e sucessos e q Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Oi Boa Tarde.. estou estudando.. mais queria apostilas e não tenho dinheiro para comprar .. por acaso vc não tem suas ai pra vender por um preço acessível ? Obg bjs

Anônimo disse...

Muito boas as postagens. Mas fico curioso quanto ao fato de ter ou nao se arrependido de abandonar a advocacia. Fui aprovado e estou na duvida se deixo a advocacia de lado e realmente assumo o cargo.